A visita do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Itapiranga, nesta terça-feira (23), foi marcada pelo anúncio de grandes investimentos em infraestrutura. Somados, os recursos ultrapassam R$ 16 milhões e contemplam projetos considerados importantes para o desenvolvimento do município.
O prefeito Alexandre Ribas classificou o momento como histórico e destacou a parceria com o Governo do Estado para viabilizar obras aguardadas há anos pela população.
Um dos principais anúncios foi o repasse de R$ 6,8 milhões do Governo do Estado, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), com R$ 560,7 mil de contrapartida do município de Itapiranga na modernização do aeroporto municipal. O projeto prevê a pavimentação da pista de pouso e decolagem, com extensão de 970 metros de comprimento e 18 de largura, além da implantação do sistema de drenagem, cercamento de toda a área, instalação da biruta iluminada e sinalização horizontal da pista. A Administração Municipal já iniciou o processo licitatório e a expectativa é de que a empresa responsável pela execução seja conhecida em julho. O Estado detém a outorga do Aeroporto de Itapiranga e subdelegou ao município pelo prazo de cinco anos, podendo ser renovado. Com vocação inicial para aviação geral e executiva, o Aeroporto de Itapiranga, será mais uma opção de logística aérea na região de fronteira de Santa Catarina, complementando com os já existentes de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.
Outra obra contemplada é a construção da ponte sobre o Rio Macuco, na Linha Chapéu. Para o projeto, o Estado confirmou um aporte de R$ 9 milhões. A estrutura terá 14,7 metros de altura e uma nova licitação será conduzida pelo Governo de Santa Catarina.
Durante o encontro com lideranças e comunidade, Jorginho Mello também abordou o andamento do Asfalto da Fronteira. Segundo ele, o repasse final de R$ 4 milhões para o trecho pertencente a Itapiranga foi efetuado nesta semana. Os recursos serão utilizados para concluir os últimos 1,4 quilômetros da obra até a divisa com Tunápolis. O governador afirmou que a conclusão de todo o trajeto, incluindo o segmento em território tunapolitano, deve ocorrer em breve.
Outro tema discutido foi a situação da SC-163. O Governador reiterou o interesse do Estado em avançar no processo de federalização da rodovia entre Itapiranga e São Miguel do Oeste, mas segundo Mello, a efetivação de melhorias depende da participação do Governo Federal com os investimentos necessários para a recuperação e manutenção da via.
Com os novos anúncios, Itapiranga amplia sua carteira de investimentos em infraestrutura, fortalecendo projetos voltados à mobilidade, logística e desenvolvimento econômico da região.
Foto: Jonatã Rocha


